Estudos Literários (Portugal)

Pós-graduado em Filosofia, Vitor Hugo retornou às letras em 2016, na cidade de Lisboa, integrado ao grupo de estudos ministrado pelo escritor António Mega Ferreira (Portugal).

Em um ciclo de 10 conferências agregadas sob o título Viagem pela Literatura Européia, o escritor, gestor e jornalista lisboeta António Mega conduziu o grupo através de analises esmeradas das obras de autores tais como Cervantes, Laclos, Goethe, Balzac, Tolstoi, Stevenson, Proust, Mann, Fernando Pessoa e Homero.

E foi justamente no navio de Ulisses que teve início a Viagem pela Literatura Européia que ligou o mediterrâneo a Lisboa ao longo de dez sessões, cada uma dedicada a uma obra-prima da literatura. Da Odisseia, ao Livro do Desassossego, das aventuras de D. Quixote ou de Lucien de Rubempré, herói das Ilusões Perdidas, de Balzac, às obras monumentais de Lev Tolstoi, Guerra e Paz, Thomas Mann, A Montanha Mágica, e de Marcel Proust, Em Busca do Tempo Perdido, estas foram algumas uma das muitas viagens possíveis em torno da riqueza inesgotável das letras europeias que foram analisadas.

António Mega Ferreira é escritor. Foi comissário executivo da Expo’ 98, Presidente do Oceanário de Lisboa, da Portugal/Frankfurt 97, Fundação do Centro Cultural de Belém e da AMEC (Associação da Música-Educação e Cultura). Tem cerca de trinta livros publicados, entre ficção, ensaio, poesia e crônicas. Em 2002 foi-lhe atribuído o Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco pela recolha A Expressão do Afetos.

Deixe um comentário